SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

Olá pessoal!

Aproveitando que hoje é Quarta-feira (dia do Diário da Dieta) e que o assunto está super na mídia, resolvi contar pra vocês um pouquinho sobre a Sibutramina.

A sibutramina é um exemplo de componente de diversos medicamentos que são usados indiscriminadamente por homens e mulheres, principalmente jovens, sem prescrição médica para auxiliar no emagrecimento.

Uma pesquisa feita na Europa concluiu que a substância aumenta em 16% o risco de enfartes e derrames em pacientes que a utilizam. No dia 21 de janeiro, a venda de remédios com a substância foi proibida por lá. Aqui no Brasil, o componente recebeu restrições de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vocês sabiam que o Brasil é o país que mais consome remédios para emagrecer no mundo???

O problema não é ser o maior consumidor, mas sim o consumo desses remédios sem acompanhamento e orientação médica.

Essa substância, sibutramina, inibe o apetite e aumenta o gasto energético. Ok, isso é muito bom!
Porém...
Os remédios podem causar gosto estranho na boca e boca seca, náusea, estômago irritado, constipação, problemas para dormir, tontura, cólicas menstruais, dor de cabeça, sonolência, dor nos músculos e articulações. Os efeitos mais preocupantes podem atingir os pacientes com distúrbios cardiovasculares.

Imagina uma pessoa com problemas cardíacos usar uma substância dessas sem orientação médica?! Que perigo!!!

Eu já tomei Sibutramina. 2 vezes!

Em todas as duas eu estava fazendo um tratamento ortomolecular, com acompanhamento médico de perto! Fiz muitos (muitos mesmo) exames antes de tomar qualquer coisa. A própria médica exigiu!

O que eu achei:

Nos primeiros dias tive um pouco de aceleração nos meus batimentois cardíacos, sentia o coração batendo muito forte. Um pouco de dificuldade pra dormir... como se estivesse muito agitada!
Mas isso aconteceu apenas nos 5 primeiros dias
Depois fiquei super bem!
Inibiu meu apetite sim!
Eu emagreci em 3 meses, uns 7 quilos.

Depois que parei de tomar engordei tudo de novo!
Claro que foi aos poucos. Eu não atribuo o "engordamento" ao fato de ter parado de tomar o remédio.

Então foi isso...

A Anvisa recomendou a contra indicação do uso de medicamentos à base de sibutramina para pacientes com que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares e também os que apresentem diabetes tipo 2 associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Segundo a agência, sua Câmara Técnica de Medicamentos (Cateme) realizará nova avaliação do estudo, com o objetivo de investigar os níveis de segurança do medicamento em pacientes com perfis distintos dos já estudados, o que poderá levar a Anvisa a determinar outras medidas restritivas ao uso da substância.

Então galera, procuro seu médico para orientá-lo! Não faça nada por conta própria!
A saúde é mega importante!

Fonte: Terra

Milhões de beijosss

Celle

Um comentário:

Mel Salvi disse...

Que bom que vc também fez um post sobre o assunto! Tem que divulgar!
bjks
Mel

Postar um comentário