Hoje estreia mais uma de nossas colaboradas: Nina Paula!
Nina é enfermeira e está aqui para falar de campanhas de saúde, culturais e também de concursos. Nina é super extrovertida mas hoje o papo é sério!!
Isso pode ser Hanseníase!
Você sabia que o Brasil esteve numa campanha contra a Hanseníase??? É... a Hanseníase teve queda de casos novos em menores de 15 anos, o que também indica a diminuição sustentável da transmissão ativa da doença. Sendo assim, o Brasil reduziu em 30% os casos de hanseníase.
É importante que as pessoas, com manchas brancas ou vermelhas ou áreas dormentes no corpo procurem os serviços de saúde.
A Hanseníase ainda é um problema de saúde pública no mundo e não podemos cruzar os braços diante disso. Para aumentar as ações de controle e prevenção da doença, o Ministério da Saúde relançou neste mês a Campanha Nacional contra a Hanseníase. E você pode participar dela, incentivando as pessoas, e até você, procurando unidades de saúde que fazem o diagnóstico e o tratamento da doença.
A exceção será a Região Sul do país, que tem baixa detecção de hanseníase. Com esta ação o Ministério busca atingir a meta de eliminar a enfermidade e melhorar a qualidade dos cuidados às pessoas com hanseníase.
A doença - é infecciosa, transmissível e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de 2 a 5 anos, podendo ser maior. A doença pode causar deformidades físicas, evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, disponíveis no SUS.
Caso queira ver algumas fotos, clique aqui.
Transmissão - é feita pela respiração, no convívio próximo a uma pessoa com hanseníase ainda sem tratamento.
A cura da Hanseníase é simples e gratuita em todos os postos de saúde. Mas se a pessoa demorar a começar o tratamento ou se for feito de maneira errada, a doença pode deixar sequelas, isto é, limitações. A primeira dose da medicação mata quase todos os bacilos e a doença deixa de ser transmitida a outras pessoas.
Cuidar da saúde também é importante, portanto cuide da sua!!!
Nina Paula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário