COP15 - Fiasco???


Como sou estudante de Engenharia Ambiental não poderia deixar de falar sobre a Conferência Internacional do Clima que aconteceu em Copenhague, Dinamarca em 2009. No encontro, líderes de países desenvolvidos e em desenvolvimento discutiriam metas, planos e saídas para conter as mudanças climáticas.

Pois bem: foi um fiasco!!!! Desapontamento total! As negociações resultaram em acordos muito abaixo das expectativas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e frear o aquecimento global. Estados Unidos, Brasil, China, Índia e África do Sul, nas últimas horas da Conferência, produziram um acordo. Fraco, porém é um acordo de redução. Visto que nos próximos anos, China e Índia serão os maiores emissores dos gases do efeito estufa, é um passo importante.

Fico tentando entender o porquê desse fiasco. Andei lendo por aí e muitos dizem que tem muito mais por baixo dos panos do que sabemos. O novo papel da China internacionalmente é muito importante, talvez como potência mundial, e é esse o motivo do esforço da China em fazer dessa Conferência inútil. Um jornalista do Guardian, Mark Lynas, escreveu um artigo e afirma que a China fez de tudo para boicotar a COP15 e ainda sair isenta de culpa. Vale a pena ler e pensar!

Os Estados Unidos também poderiam ter feito melhores acordos. Poderiam ter oferecido mais dinheiro pro fundo do clima, assumir suas responsabilidades. Porém Barack Obama afirmou que o país continuará lutando para reduzir as emissões. Já é alguma coisa, né?!

Já o Brasil, também sem uma plataforma muito forte, até que foi bem. Atingiu as expectativas pelo menos. Apesar de algumas metas terem sido determinadas fora da COP15, como a redução do desmatamento e da emissão de gases poluentes(36% a 39%), vão virar lei! EEEEbaaa!!!! Cada setor terá que fazer sua parte: indústria, comércio, agronegócio....

Não podemos esquecer que nós também temos nossa tarefa: separar o lixo, evitar o desperdício de água, apagar as luzes sempre que possível.... A população pode e deve ajudar.

Vamos aproveitar essa onda de filmes cult que estão por aí e pensar um pouco no nosso planeta. É um discurso um pouco piegas, porém necessário! 2010 tá aí pra isso! Mudanças, pessoal!

Beijocass
Celle

Nenhum comentário:

Postar um comentário